O #PThelp é um canal com um objectivo exclusivo a ajuda aos utilizadores da rede em questões sobre IRC/PTnet. Esta ajuda visa a melhorar a rede e diminuir futuras dúvidas!

Como ajudar?

Para poder ajudar terá que ter os conhecimentos e o respeito pelos utilizadores, wannabes e helpers presentes no canal! E claro a autorização dos últimos para ajudar.

Quando desejar ajudar entre no #PThelp e pergunte se pode ajudar, esperando pela resposta de um Helper/Wannabe. Poderá ajudar sem voice caso tenha permissão para o fazer, o voice é um reconhecimento pela dedicação atribuída ao canal.

NÃO atropele as outras pessoas que se encontram também a ajudar, NÃO use cores, NÃO use reverse ou outro tipo de ‘efeitos’. As ajudas são dadas sempre e apenas no canal, NUNCA em privado(PVT). Apenas IRCops são indicados em privado(PVT) ou em notice ao utilizador, após uma razão válida para essa mesma indicação ter sido dada pelo mesmo. Se a sua ajuda for incorrecta os Helpers/Wannabes tem o direito de o kick/banir do canal se insistir em ajudar erronêamente.

Evidentemente, a ajuda com addons por parte de qualquer utilizador é totalmente PROIBIDA!!!

Caso um Helper/Wannabe lhe diga que NÃO pode ajudar, deverá cessar IMEDIATAMENTE sob pena de ser kickado/banido por um periodo indefinido para além de deixar de poder ajudar por um periodo que se poderá estender até a um ano em casos extremos.

Caso esteja ou tenha estado a pedir ajuda obviamente NÃO deve ajudar. Pode ajudar se tiver conhecimento e ainda autorização para isso. Antes de tentar ajudar leia os ‘Help’s’ dos serviços da PTnet (/ChanServ help ; /NickServ help ; /MemoServ help ; /HostServ help ; /BotServ Help) e aproveite para ler também a ajudas dos Serviços nesta página.

Caso sejam apresentadas provas concretas de desrespeito em relação aos Helpers/Wannabes/Utilizadores, o utilizador será automaticamente excluído do canal.

Comportamento

Tal como a PTnet o #PThelp é baseado em algumas regras que todos os Helpers/Wannabes e utilizadores têm que cumprir para permanecer neste canal. Se estas não foram cumpridas o utilizador em questão será convidado a sair, banido ou se necessário adicionado na akick.

Leia com atenção a ajuda que é dada e mal o problema esteja resolvido permaneça em ‘silêncio’, de modo a não dificultar a ajuda a ser dada a outro utilizador que se dirija ao #PThelp com a mesma intenção.

As duvidas devem ser colocadas no canal, NUNCA em PVT/NOTICE, devendo o utilizador esperar que um Helper/Wannabe ou Utilizador o ajude. O facto de não ajudarmos em PVT/NOTICE é uma protecção para o utilizador pois poderia-lhe ser dada ajuda errada, ou poderia ser ajudado erroneamente por alguem que se passasse por Helper/Wannabe ou utilizador com boas intenções!

Não se repita! Os Helpers/Wannabes estão atentos e ajudam por ordem de entrada, não é por perguntar repetidamente que irá ser ajudado mais rapidamente. Atitudes deste tipo apenas retardam a ajudar para alem de serem normalmente PUNIDAS!

Não use cores, negrito, reverse sublinhado ou excesso de maiusculas ou pontuação no canal! Só irá confundir quem lá esta a ser ajudado dado que as frases de ajuda têm normalmente partes a negrito para serem mais legíveis, e o flood só prejudica todo o funcionamento do canal.

Não use palavrões ou insultos! RESPEITE PARA SER RESPEITADO!

Não use o #PThelp como um canal de chat, este tem como funcionalidade exclusiva a AJUDA a users, se quiser falar com outros utilizadores use outros canais como #portugal, #porto, #lisboa, #radio etc…

Não use CLONES no canal! Ajudar não é tarefa fácil, com o canal a ser floodado com clones a dificuldade acentua-se!

Não use actions no canal, (/me msg ou /ame msg), normalmente mensagens de echos de mp3 ou de away, em nada ajudam o bom funcionamento do canal. Em raras excepções, um Helper/Wannabe poderá usa-las se achar a sua utilização necessária.

A única gratificação pelo trabalho e tempo dispendidos no #PTHelp por parte dos Helpers/Wannabes e Utilizadores, (que ajudam), é o vosso ‘obrigado’ por isso não custa nada no fim de a vossa duvida ser esclarecida retribuirem!

Como ser Wannabe?

A melhor maneira para poder pertencer à equipa do #PThelp é respeitando as regras inerentes ao canal e a PTnet!

Antes de tentar ajudar recomendamos a leitura atenta do Tutorial, e bem como da ajuda dos serviços no IRC, (/ChanServ help ; /NickServ help ; /MemoServ help ; /HostServ help ; /BotServ Help), onde poderá encontrar praticamente tudo o que necessitará para se ‘aventurar’ a ajudar, mas se souber o que é descrito nessas páginas não pense já que sabe tudo sobre IRC/PTnet!

Todos os dias aprendemos algo, alias se não aprendermos algo todos os dias, os dias em que não aprendemos são inuteis por isso seja humilde ninguém sabe tudo, e todos nós estamos aqui para ajudar mas também aprender 🙂

Se está a pensar em ser wannabe, saiba uma coisa, não é só necessário ter conhecimento de IRC, é preciso ter uma personalidade propícia a pertencer à equipa. Com conhecimentos, há muita gente mas com personalidade para ajudar sem receber nada em troca, não há assim tantas! Lembre-se ao ajudar seja simpático, assim os utilizadores que está a ajudar retribuirão com simpatia 🙂

Situações de Abuso de Autoridade ou Irregularidades Graves

Se achar que de algum modo um Helper/Wannabe abusou da sua posição no #PThelp ou até que teve uma atitude incorrecta para o seu ‘estatuto’ noutro canal da rede deverá descrever a situação através de e-mail, tomando a Administração do PThelp as devidas providências.

Lembre-se: Todos têm o direito de ser ajudados, essa é a razão da existência do canal.