xChat (Parte I - Iniciantes)

O XChat é um cliente de IRC para Windows e Linux. Este tutorial ajudar-te-á a utilizares de modo básico o xChat para Windows e a configura-lo.

Download
Podes fazer o download aqui (XChat 2.8.7f). Poderás utilizar o programa até 30 dias, e depois terás que o registar (http://xchat.org/windows/#register), se pretenderes continuar a utiliza-lo.
Instalação
1. Clica no executável xchat-2.8.7f.exe
Icone de Setup.
2. Segue os passos descritos nas imagens:

Imagem do Setup (1).
Imagem do Setup (2).
Imagem do Setup (3).

3. Depois de terminada a instalação, clica no executável XChat que está no teu Ambiente de Trabalho
Icone do link no ambiente de trabalho.
Início e Configuração
1. Na Primeira janela que aparecerá, deves configurar o teu NICK, o teu USERNAME (identd) e o teu REALNAME. Para te habituares a utilizar [b]COMANDOS[/b], selecciona a opcao SKIP NETWORK LIST ON STARTUP. Aprenderás a escolher um servidor utilizando o comando para o efeito.
Imagem das configurações.
2. A esta altura, deverás estar a ver a janela PRINCIPAL do XChat, que para já terá pouca coisa!

Imagem da janela principal.

3. Chegou a altura de digitares o COMANDO para te conectares à PTnet ( www.PTnet.org ). Podes conectar-te via SSL ou pela via normal:

Via SSL: /server –ssl irc.ptnet.org 6667
Via Normal: /server irc.ptnet.org 6667

Imagem do comando de conectar.

4. Vamos supor agora que já te conectas-te à rede e já identificaste/registaste o teu nick. Entretanto já entraste em vários canais.
Desejas agora entrar num outro canal, e para o efeito, digita: /join #CANAL. Vamos entrar por exemplo no canal #porto: /join #porto.

Imagem principal do xchat.

Desenvolvendo...
Agora iremos entender algumas partes do GUI do cliente, e desenvolver alguns pormenores.
1. A imagem abaixo representa a TREEBAR. A treebar mostra, por ramificações, os servidores em que estás conectado, os respectivos canais e os PVTs (janela aberta com um utilizador). Quando o nome do canal aparece a Vermelho é sinal que ha uma ou mais mensagens novas no canal. Se o vermelho for mais escuro, é sinal que alguma acção aconteceu (entraram no canal, sairam do canal, sairam do irc, etc).

Imagem da treebar.

2. A imagem abaixo representa a NICKLIST. A nicklist mostra todos os nicks que estão no canal, sendo que os que possuem uma ESFERA VERDE são OPERADORES do Canal, e apesar da imagem não mostrar, os que possuem uma ESFERA LARANJA são VOICES do Canal.

Por fim, os nicks a cinzento são os que se encontram IDLE (não têm enviado mensagens nem executado comandos à algum tempo).

Imagem da nicklist.

3. A imagem abaixo representa a TOPIC BAR. A topicbar mostra o tópico do canal, e permite, caso tenhas permissões para isso, alterá-lo! Quase sempre só poderás alterar o TOPIC se fores Operador do canal. Poderás utilizar também o seguinte comando: /topic #canal NOVO-TOPICO, por exemplo: /topic #pthelp Este tutorial é muito prazeroso

Imagem da barra do tópico.

4. Por fim, esta última imagem representa o espaço onde as mensagens do canal são mostradas. É importante saberes que ezistem vários tipos de mensagens. Assim, por exemplo, a primeira a verde ("Now talking on #Porto") é uma mensagem automática que aparece sempre que entras num canal. A segunda e terceira são enviadas pelo servidor para te indicar qual é o tópico do canal e quem foi o seu autor. A quarta, porém, já não é uma mensagem convencional. Trata-se de uma NOTICE, enviada pelo ChanServ. Pelo uso perceberás todas estas diferenças, até porque normalmente, e como podes verificar, os diferentes tipos de mensagem aparecem a cores diferentes.

Por fim vou ensinar-te a colocares as HORAS atrás das mensagens, como é visivel na imagem. Por defeito, essa opção não está definida no xChat. Podes faze-lo de 2 maneiras diferentes, por comando ou pelo GUI.

Por comando: /set stamp_text ON e /set stamp_text_format [%H:%M]
Pelo GUI: Settings > Text Box > Enable Time Stamps

Imagem da janela com timestamp.

Conclusão
Assim termina a PRIMEIRA PARTE do tutorial do xChat! Se és iniciante como este cliente de irc, espero que tenha sido útil.
UnDeRGoD