WebChat


Introdução
Webchat, como o próprio nome indica é um chat em plataforma WEB, com utilizadores de IRC e não só na rede PTnet.

Neste tutorial iremos aprender como o utilizar e dar os primeiros passos na nossa rede PTnet.

Para termos acesso a este WebChat basta nos ligarmos a www.pthelp.org ou www.ptnet.org na secção WebChat, ou diretamente em webchat.pthelp.org, poderás encontrar o nosso Webchat em muitas outras páginas, pois ele é facilmente configurável e até o poderás adicionar a tua própria pagina, poderás verificar isso em www.ptnet.org/chat


Passo 1
Este será o especto do webchat na sua primeira página, onde terás que escolher o teu NICKNAME (nome) e o CANAL (Sala) que desejas entrar:





Eu escolhi o canal #PTHelp por defeito, mas tens liberdade para escolher o canal que entenderes, embora devas primeiramente entrar no #PTHelp que é um Canal Oficial de Ajuda da PTnet, para retirares todas as tuas duvidas no registo do teu nick, uma vez que terás que o REGISTAR e CONFIRMAR para conseguires entrar em alguns canais.
Neste caso eu escolhi o nick mlock e desejo entrar no Canal #PTHelp, basta resolver o Captcha por questões de segurança e depois fazer CONECTAR.


Passo 2
Depois disso, o nosso WebChat depois de conectado á rede PTnet e já dentro do Canal escolhido por si (#PThelp) irá ter o seguinte aspecto:





Neste momento estamos já dentro da “Rede” no Canal #PTHelp (indicado na imagem a vermelho), mas ainda temos que registar o nosso nickname escolhido anteriormente que neste caso será o nickname mlock.

Aqui neste canal ( #PTHelp ) deverás questionar as tuas duvidas apenas a Operadores (@) ou a Voices (+).

Para isso, e por questões de segurança deveremos sempre digitar todas as operações na janela STATUS (indicada na imagem a verde).
Para registarmos o nosso nickname deveremos executar o seguinte comando na nossa janela de STATUS:

/nickserv register UMAPASSWORD TEU@EMAIL

Neste comando deverás apenas alterar a PASSWORD e o TEU@EMAIL por uma palavra-passe à tua escolha e o teu e-mail!

Para eu registar o meu nickname mlock, teria então que executar o seguinte comando dentro da janela STATUS:

/nickserv register 123abc456 mlock@pthelp.org

Onde 123abc456 é a minha Password e mlock@pthelp.org é o meu E-mail.


Passo 3
Depois de substituíres os teus dados como poderás ver o exemplo na imagem e executares o comando ficarás então com o teu nickname registado na rede PTnet, porém para conseguires entrar em alguns canais terás que fazer a confirmação do teu nickname, para isso deverás abrir a tua caixa de email, com o email que indicaste no registo do nick e verificar se tens um email da PTnet onde terás os passos que deverás seguir para fazer a confirmação do teu nickname.

Este email poderá demorar em média 5 a 10 minutos até o receberes, porém convém verificares a caixa de Spam/Lixo electrónico.
Caso o tempo da chegada do email seja exagerado deverás entrar no Canal #PTHelp digitando na janela STATUS o comando:
/join #PTHelp


Autoria
mlock