Segurança

A Internet não é um meio muito seguro, logo o IRC também não o é. Existem muitas formas de ser infectado no IRC por isso tenha cuidado quando abre uma página publicitada, ou quando clica duas vezes sobre um texto. No fundo, desconfia sempre quando não conhece a pessoa que lhe está a passar alguma informação ou a enviar-lhe algum ficheiro.
As formas mais básicas de ser infectado são:

  • Abrir páginas que são publicitadas, já que a maior parte delas o irão infectar. Este tipo de vírus irá fazer com que você também faça publicidade ás páginas, mas também poderá enviar para alguém informações sobre as suas mais variadas senhas;
  • Quando ler uma mensagem do tipo "clica duas vezes sobre a cor que mais gostas http://www.PTHelp.org http://www.PTnet.org não ligue, ignore, não entre em qualquer um desses sites porque senão irá abrir-lhe uma página, já que o link se esconde por trás das cores;
  • Quando alguém lhe pedir para escrever //$decode(...), ignore! O que esse comando irá fazer é instalar um vírus no seu cliente.
  • Quando lhe mandarem algum ficheiro com uma extensão que não conheça e que seja diferente das normais, usadas para imagens ( *.jpg , *.bmp , *.gif , *.tif ,etc.), ou de som ( *.mp3 , *.wav ,etc.), ou de vídeo ( *.avi , *.mpeg , etc.), NUNCA aceite. É preferível perder alguma coisa do que ganhar um vírus de bónus.

Remover worms do seu cliente:

No fundo os vírus de IRC são meras rotinas de scripting que são carregadas no seu cliente sem a sua concordância.
A maioria é removida a partir do próprio cliente, sem recorrer a antivírus, no entanto uma parte deles não é possível ser eliminado apenas removendo esse script. Nesses casos é aconselhável recorrer a um programa de antivírus.

Para ver se tem algum script a correr com vírus, prima na tecla Alt + r. A janela de remotes apresenta-lhe os vários ficheiros carregados ao cliente. Se estiver a usar um script será mais difícil para si detectar a presença dum script nocivo porque teria que saber qual deles pertencia ao script e qual seria o vírus. Se no entanto estiver apenas a usar o mirc, vá a VIEW e veja quantos scripts estão carregados. O mirc normal não tem aí nenhum ficheiro, portanto todos os que estiverem aí estão a mais e convêm serem descarregados. Para descarregar um ficheiro de script precisas de ir a FILE e de seguida UNLOAD.

Alguns vírus instalam um temporizador que de x em x tempo verificam se o vírus foi descarregado. Se por alguma razão não conseguir descarregar o víru, ou se eles se carregam novamente no mirc, antes de efectuar os passos atrás escreva os seguintes comandos:

  • /sockclose *
  • /timer* off

PS: Não se esqueça de eliminar fisicamente todos esses scripts.

Por: Miguel