Mensagens de erro nos QUITS


Unable to create socket
Isto significa que sua conexão a Internet não está correta, uma causa comum é usar a versão errada do mIRC. Use o mirc.exe para discadores de 16 bits e a versão mirc32.exe para discadores de 32 bits. Tente então trocar a versão para ver se o erro continua, se continuar verifique com outro programa se sua conexão ao provedor está correta.



Can't resolve host name
Se você já verificou que está usando a versão correta do mirc (ver resposta anterior), o problema deve estar em File/Set_up/Local_Info, nesta janela devem estar os dados de sua conexão, ou seja, nome do host e número IP. Para facilitar sua vida o mIRC tem a opção de ele mesmo pegar esses dados, isso funciona na grande maioria dos casos mas nem sempre e infelizmente varia muito de computador para computador, de acordo com os programas de discagem e configuração de cada um. A configuração mais usual é colocar o nome do seu provedor em local host e marcar o "On connect always get IP address" (segundo quadrado). Quanto ao método o quick geralmente funciona melhor. Tente primeiro isso e se não funcionar tente mudar o método para normal, se mesmo assim não funcionar desmarque os dois quadrados do "On connect..." e coloque o seu numero IP manualmente (pegue ele do discador). Uma forma alternativa é colocar qualquer número IP, isso lhe permite conectar, mas impede o DCC (usado normalmente para transferências de arquivos), para possibiltar o DCC depois de conectado dê um /whois em você mesmo, veja seu IP, coloque no Local Info e reconecte.



Unable to resolve IRC server name
O mIRC não conseguiu descobrir que servidor é este que você quer se conectar, primeiro verifique se o nome do servidor está correto, uma letra errado faz diferença. Se continua o problema verifique se você está conectado realmente ao provedor e se o provedor está conectado a Internet, outro problema possível é uma configuração errada do DNS no seu programa de discagem. Tente usar o número IP do servidor para ver se funciona.



Can't assign requested address
Isto significa que o servidor de IRC é inalcansável para todos. Muito provavelmente os admins alteraram os seus registos de DNS para apontar para o não existente número de IP 255.255.255.255 para desviar um ataque DDoS (Distributed Denial of Service). É melhor tentar um servidor de IRC específico nessa rede ou noutra!



Network is down ou Network unreachable
Esses erros ocorrem se a rede de destino estiver em baixo, ou talvez um dos segmentos da rede no caminho dessa rede está em baixo sem qualquer forma de redireccionar os pacotes de dados.



Network dropped connection on reset
O servidor que alberga o servidor de IRC, ou a rede na qual está, crashou, fez reboot ou fez reset. Volta a ligar-te após alguns minutos.



Software cause connection abort
Este erro ocorre no lado do cliente por diversas razões. Essencialmente, é a mesma coisa que o erro que se segue (que é do lado do servidor).

Visite este site.



Connection reset by peer
Connection reset by peer é um tópico díficil por poder ser causado por inúmeras coisas. Em todos os casos, o servidor determina que o socket já não está bom e encerra-o do seu lado.

a) Um erro de leitura ocorre quando um servidor não consegue ler com sucesso dum cliente de utilizador. Os servidores reunem informação do cliente através de texto, setup, e outros items. Quando o servidor recebe um erro quando está a ler dum cliente, então desconecta o utilizador, resultando numa mensagem de saída de erro de leitura.

b) Um erro de escrita ocorre quando um servidor não consegue escrever com sucesso para um cliente de utilizador. Quando o servidor recebe informação, ele habitualmente responde com informação dele próprio. Quando o servidor recebe um erro ao escrever para um cliente, ele desliga o utilizador, resultando numa mensagem de saída de erro de escrita semelhante ao formato da do erro de leitura.



Ping Timeout
Os servidores automaticamente fazem ping ao utilizadores num período pré-definido. A razão disto é assegurar que o cliente continua ligado ao servidor. Quando vês "PING? PONG!" na tua janela de status, significa que o servidor fez um ping ao teu cliente, e ele respondeu de volta com um pong para assegurar ao servidor que tu continuas ligado. Quando isto não acontece e disconectas-te sem o conhecimento do servidor, o servidor automaticamente disconecta o utilizador quando não recebe uma resposta, resultando num ping timeout. Os Ping timeouts ocorrem com TODOS.



Broken pipe
Um erro de broken pipe ocorre quando o servidor sabe que tem uma mensagem mas não parece ser capaz de utilizar o seu link interno de dados para conseguir tirar os dados do socket.



No buffer space available
Isto significa que o mIRC está a ter um problema a criar um novo socket de rede; ele não consegue usar a tua ligação de Internet para ligar-se a um servidor de IRC. Se estiveres a usar muitas outras aplicações de rede ao mesmo tempo, poderás obter este erro. Fecha algumas outras aplicações e/ou faz reset à tua ligação de Internet para reparares este problema. Este erro também indica uma escassez de recursos no teu sistema. Pode ocorrer se estiveres a tentar correr demasiadas aplicações (de qualquer tipo) simultaneamente na tua máquina. Se isto tender a acontecer após correr certas aplicações durante um certo período de tempo, poderá ser um sintoma duma aplicação que não retorna recursos de sistema (tal como a memória) propriamente. Poderá também indicar que tu não estás a fechar as aplicações propriamente. Se isto persistir, sai do Windows ou faz reboot à tua máquina para remediar o problema. Podes monitorizar a memória disponível com o comando do Explorador do Windows "Help/About".



Connection timed out
As coisas podem tornar-se lentas na Internet. Quer quando tentes alcançar um servidor distante ou quando as ligações algures entre o teu ISP e o servidor de IRC estão más. Muitas vezes tu não tinhas uma (decente) ligação à Internet antes mesmo de inicializares o mIRC. A paciência é habitualmente a melhor opção aqui. Tenta novamente dentro de alguns minutos ou tenta outro servidor de IRC. Isto não tem nada a ver com o mIRC. Não existe algo que possas corrigir magicamente.

Um pedido de ligação ou de envio falhou porque a pessoa conectada não respondeu propriamente após um período de tempo. (O período timeout depende do protocolo de comunicação.)

Verifica o óbvio primeiro: verifica que o endereço de destino é um endereço de IP válido. Se usares um hostname, ele resolveu-se para o endereço correcto? Se a resolução do hostname usa uma tabela local de host, é possível que tenhas sido resolvido para um endereço obsoleto. Podes fazer ping a esse hostname?

Tens um router configurado? O router está ligado e a correr (verifica fazendo um ping a ele, e depois faz ping a um endereço no outro lado dele)? Tenta um traceroute ao endereço de destino para verificar que todos os routers estão a funcionar.

Verifica a tua máscara subnet. Se não tiveres a correcta máscara subnet, o teu sistema de rede poderá tratar um endereço local como sendo um endereço remoto (então faz redirecionamento dos endereços na subnet local para o router, em vez de emitir um pedido ARP localmente), ou vise-versa.



Connection refused
Nenhumas ligações poderam ser efectuadas porque a máquina alvo activamente recusou-as. Isto habitualmente resulta da tentativa de ligar a um serviço que está inactivo num host estrangeiro.

Quer tu tenhas ido ao host errado, ou a aplicação de servidor que estás a tentar contactar não está a executar. Verifica o endereço de destino que estás a usar. Se usaste um hostname, será que ele resolveu-se para o endereço correcto? Se a resolução de hostname usa uma tabela de host local, é possível que tenhas resolvido para um endereço velho obsoleto. Também é possível que o ficheiro local dos serviços tem um número de port incorrecto (embora seja pouco provável).

Podes verificar que o sistema remoto está a rejeitar a tua tentativa de ligação ao verificar as estatísticas da rede localmente. Verifica que o teu sistema de rede (implementação WinSock) tem um utilitário que mostra as estatísticas da rede. Tu poderias usar isto para verificar que estás a receber resets de TCP ou pacotes ICMP Port Unreachable cada vez que tentas ligar-te.

Isto é apenas um dos erros mais frequentes e um dos melhores a encontrar, uma vez que é um dos menos ânbiguous. Existem apenas algumas causas possíveis para este erro:

Tentaste ligar ao port errado. Isto é um problema comum.
Tentaste ligar ao endereço errado de host de destino.
A aplicação de servidor não está a correr no host de destino.
A aplicação de servidor não está a ouvir no port correcto.



No route to host Error
Isto normalmente significa que não estás correctamente ligado à Internet. O teu Windows não consegue descobrir ou sequer onde encontrar o servidor de IRC. Não tem nada a ver com o mIRC ou IRC! Verifica a tua ligação (reconecta se tudo parecer correcto) e tenta novamente.



Unable to resolve IRC server
Dois problemas costumam gerar isso: verifique se o computador que você indicou realmente aceita conexões na porta indicada e depois tente outro servidor, pois isto pode ocorrer quando a conexão entre seu provedor e o servidor está partida em algum lugar. Se você tentar vários servidores e todos derem este problema verifique a conexão com outro programa, provavelmente a linha de conexão a Internet está fora do ar em algum ponto.

Este erro ocorre quando os registos DNS (que convertem hostnames para endereços IP para uso actual) estão alterados ou não existem (nenhum servidor DNS autorizado pode ser localizado).

O servidor DNS para esse hostname está em baixo.
Os registos DNS para esse domínio já não estão activos ou válidos.
Os novos registos DNS para um domínio que alterou de IPs ainda não propagaram-se então ainda apontam para o endereço IP antigo, que também pode dar um erro Connection Refused ou Connection Timed Out.