F.A.Q. - Frequently Asked Questions

Mas que treta é essa de mIRC? Então e pago por o usar?
Para o começar mIRC é o programa por onde pode aceder ao IRC, normalmente estes dois conceitos são confundidos, mas não há nada que enganar. mIRC é o programa "software" que tem no seu pc de casa pelo qual se liga a uma rede de IRC, como a PTnet - Rede Portuguesa de IRC. Pelo IRC poderá conversar com pessoas do outro lado do globo em instantes basta estarem na mesma Rede de IRC e pronto.

Por outro lado este é um serviço completamente grátis, não terá que pagar nada por ele, assim sendo considere-o um privilégio, NÃO um direito e lembre-se de respeitar todas as regras impostas pela rede onde está.

Então o que é a PTnet?
A PTnet é uma rede de IRC Portuguesa, aliás a primeira de todas a redes Portuguesas a surgir, foi já à muito, muito tempo, mas só em 97 sugeriram os serviços e só nessa altura começou a ganhar utilizadores a um ritmo cada vez maior até aos dias de hoje em que é em média a 7º maior rede de IRC a nível mundial. Poderá aceder à PTnet fazendo /server irc.PTnet.Org . Ao ligar-se leia o MOTD - Message Of The Day, (faça /MOTD no status), pois é nesta que normalmente surgem as regras da rede que terá que cumprir.
Já entrei na PTnet, e agora?
Agora tem à sua disposição cerca de canais e utilizadores onde e com quem poderá conversar. Ao entrar num "canal" (/Join #Canal) ficará com os utilizadores desse canal visiveis (normalmente do seu lado direito), cada um desses "nicks" ou alcunhas que lhe apareceram são um utilizador que está nesse canal e com o qual poderá conversar. Poderá conversar com todos os utilizadores do canal ao mesmo tempo, falando para o canal. Mas se deseja falar apenas com um faça /query nick e aparecer-lhe-à uma janela pela qual poderá ter uma conversa privada com esse utilizador.
Que raio é aquela janela que não consigo fechar que diz "status"?
A janela que não conseguirá fechar que dá pelo nome de "status" é a janela principal do mIRC, é nesta que lhe apareceram algumas informações sobre a rede, como o MOTD, e sobre outros utilizadores que deseje "investigar". É a janela fundamental, sendo que nas últimas versões do mIRC já pode ter mais do que uma destas janelas abertas, podendo com o mesmo mIRC estas connectado a diversas rede de IRC.
O que é um canal? E então um pvt?
Como foi referido na pergunta anterior, um canal é um espaço virtual onde vários utilizadores se encontram e onde podem conversar entre si.

Quanto ao pvt, (privado), é uma forma de conversar em particular com uma só pessoa, faça /query nick e terá uma janela onde poderá conversar com o nick em questão em privado.

Então e um Op(@). E um Voice (+)?
Um Op, identificado com uma @ antes do nick é um dos responsáveis pelo canal em que a tem, e poderá expulsar um utilizador desse canal se assim o desejar, ou mesmo impedi-lo de voltar a entrar nele, temporária ou permanentemente. Este Op tem diversos privilégios, além do controlo do canal poderá mudar o "modos" deste, por um novo tópico, ou dar o privilégio de op ou voice a terceiros.

Um Voice, identificado com uma + antes do nick é um dos utilizadores priviligiados desse canal, com o voice este utilizador poderá continuar a falar no canal enquanto este está moderado (+m - só ops e voicem podem falar no canal). Também consoante o canal e as suas regras internas o voice poderá dar outros privilégios.

"Modos" ?
Os Modos são propriedades aplicáveis a canais e/ou utilizadores que lhes poderão dar propriedades especificas ou privilégios. Um exemplo de modo para canal é o Op (+o).
Ouvi falar num tal de #PThelp e em IRCop's...afinal que raio é isso tudo?
O #PThelp, como referido na MOTD (Message Of The Day) que surge no seu status ao connectar-se à PTnet é o canal oficial de ajuda a pergunta sobre IRC/PTnet. Lá poderá ver as suas dúvidas solucionadas, bastando perguntar a um @ (op) ou voice (+) e esperando por uma resposta que de certo será rápida.

Quando aos IRCop's de que ouviu falar, e ao contrário do que é dito NÃO são polícias da net, são apenas pessoas encarregadas de manterem a rede na ordem, e os servidores por onde se connecta em ordem. São normalmente trabalhadores da entidade a qual é responsável pelo servidor, como a RCCN (rccn.PTnet.Org).-

Poderá identificar se alguém é um IRCop se lhe fizer /whois nick, caso seja aparecerá algo como: "nick" is an IRC Operator"

Então e os Helpers e os tais de wannabes?
O Helpers e Wannabes que provavelmente ouviu falar são membros da equipa oficial de ajuda da PTnet, o #PThelp (veja a pergunta acima), estes têm como função ajudar em comandos de IRC/PTnet os utilizadores que se dirijam ao #PThelp. Poderá indentificar um Helper fazendo-lhe /whois Nick, se for de facto Helper aparecerá algo como: "nick" is a PTnet helper.

Por outro lado os wannabes são os "pretendentes" a Helper, são aqueles que um dia possivelmente serão Helper's mas neste momento ainda estão em fase de avaliação. Estes podem normalmente ser identificados pelo voice (+) no #PTHelp, não tendo qualquer identificação no "whois".

Todos estes "ajudantes" da PTnet fazem este trabalhado gratuitamente, sem qualquer pagamento, excepto o seu obrigado, assim ao entrar no #PThelp, Respeite para ser respeitado, do outro lado do computador há uma pessoa!

Estou sempre a entrar no canal #GuestsRoom, afinal que canal é esse?
O #GuestsRoom é o canal oficial de Guest's e ajuda a registo de nick. É para este canal que são reencaminhados todos os utilizadores sem nick da rede, assim não é de estranhar que esteja sempre bastante cheio. Embora por vezes tenha nicks registados dentro do canal, não é para estes que o canal é destinado, sendo eles normalmente expulsos.

Para sair deste canal basta registar o seu nick e fazer /part #GuestsRoom. Para saber como registar o seu nick clique aqui.

Como registo o nick?
Registar o seu nick é bastante fácil. Irá recorrer a um dos Serviços da PTnet, o NickServ.

Primeiro terá que ver se o nick que pretende já se encontra registado, se este estiver disponível poderá regista-lo imediatamente, para isto faça /NickServ info nick-desejado. Caso o nick não esteja registado irá aparecer-lhe uma mensagem deste tipo...

-NickServ(suporte@PTnet.org)- Nick nick-desejado nao registado.

Assim poderá regista-lo, primeiro terá que mudar de nick para o que pretende registar fazendo /nick nick-pretendido de seguida para o registar faça /NickServ Register "Password" "Email", a password é a palavra-passe ou código com o qual poderá provar sempre que se liga à PTnet que este nick é seu, à semelhança do código do cartão multibanco etc. Lembre-se que sempre que se ligar à PTnet com o seu nick registado terá um prazo de um minuto para o "identificar" ou seja fazer /NickServ Identify Password-de-registo, identificando-se assim como dono do nick, ou passará a Guest... O email é o seu email para onde será enviada a password de confirmação de registo de nick com a qual terá que confirmar o registo de nick ou ele deixará de estar registado, tendo para isto um prazo de 24 horas.

E também de lembrar que GUARDE a extrapass, esta password é lhe fornecida no acto de registo do nick por mail, lembra-se da password que uso para confirmar o registo? Está será a password com que poderá recuperar o seunick em caso de "roubo" ou esquecimento da password principal.

É aconcelhado que apague a password extra do seu email para evitar que alguém com más intenções possa ficar na sua posse, está é o último identificador de posse de nick, quem a tiver é dono(a) do nick em questão...

Já tenho o nick registado, como posso ver uma lista de canais, para saber onde posso teclar?
Poderá ver uma lista de todos os canais da PTnet fazendo /list, mas CUIDADO, isto poderá fazer com que a sua ligação caia pois o número de canais da PTnet é extremamente elevado! Tente procurar por um tema expecifico fazendo /list *tema*
Posso fundar o meu próprio canal? E como posso registar Ops(@) e Voices(+) lá?
Claro que poderá fundar o seu próprio canal, tal como ao registar o nick bastará verificar se o canal já se encontra registado fazendo /ChanServ info #Canal.

Assim poderá registar o canal para seu uso próprio, faça /Join #Canal e /ChanServ Register #Canal Password Descrição

A Password tal como com o nick é para se poder identificar como "dono" ou "founder" do canal quando o desejar, tal como uma palavra-passe de um cartão de crédito. Por outro lado a "Descrição" é um pequeno tópico sobre para que servirá o canal, o seu propósito etc.

Para registar ops ou voices terá que usar o comando /ChanServ Access #Canal Add Nick Nível, variando o nível de -5 a 15, sendo por defeito o nivel de voice de 3 a 4, e o nivel de op de 5 a 14; o nível 15 destina-se a founders, (fundadores), que caso tenham a password do canal têm acesso total às funções deste, pois só se pode identificar como founder quem tem um nível de registo de 15.

Exemplo de um registo de canal e registo de um novo op:

/Join #PThelp

/ChanServ Register #PThelp PThelp Canal Oficial de Ajuda da PTnet

/ChanServ Access #PThelp Add NeTeInStEiN 15

Fui banido da PTnet, mas eu só estava a chamar pessoal para o meu canal, Não é JUSTO!
Pelo contrário é completamente justo, tal como a maioria dos utilizadores da PTnet provavelmente nem terá tido curiosidade de ler as regras pela qual a PTnet se rege ou AUP, algumas das quais surgem no MOTD (/MOTD), nestas está bem explicito que "Mass Invites" ou qualquer tipo de SPAM que crie lag à rede estão COMPLETAMENTE PROIBIDOS! Assim foi punido com um "K-Line", ou seja está, por um periodo de tempo indeterminado, banido da PTnet.

Este K-Line poderá mais tarde vir a desaparecer, ou não.

Se recebeu um "K-Line" e acha que foi apenas um engano, ou um acidente por favor abra um ticket

Mas porque é que estou sempre a ser expulso(kick\ban) dos canais por usar cores?
Para os utilizadores e operadores(@) do qual do qual foi banido e contrariamente a si, as cores com que escreve são incomodativas e despropositadas, alguns canais inclusivamente contém o modo +c, ou seja, ninguém pode escrever com cores para o canal.

Assim se deseja para de escrever com cores e não sabe como faça /remote off, ou consulte um canal de "scripting" para o ajudar (/list *script*).

Ps: O #PThelp é um dos canais onde escrever com cores é "proibido" por isso se tem alguma dúvida e lá pretende ir desactive as cores primeiro, os Helpers e Wannabes agradecem :-)

Bot, o que é isso? Pago por ter um no meu canal?
Bot é uma abreviatura de RoBot, é um programa que corre num computador, normalmente 24 horas por dia, controlando canais ou servindo para propósitos específicos que o dono pretenda.

Para ter um Bot terá que comprar uma "shell" (/list *shell* ou /list *SP*), esta shell será um espaço onde o poderá "alojar" podendo assim ele "correr" 24 horas por dia :-)

ChanServ?
ChanServ é um dos Serviços da PTnet, este é responsável pelo controlo e manutenção dos canais registados. Para obter uma lista de comandos e/ou ajuda sobre eles faça /ChanServ Help
NickServ, erm outra coisa com Serv, para que serve?
NickServ é mais um dos Serviços da PTnet, responsável pelo registo de nicks, e manutenção destes. Para obter uma lista de comandos e/ou ajuda sobre eles faça /NickServ Help
MemoServ, outro?!
MemoServ pode-se dizer que é o último dos 3 Serviços Principais da PTnet, é responsável pelo envio e recepção de pequenas mensagens de texto entre utilizadores, quer online quer offline. Para obter uma lista de comandos e/ou ajuda sobre eles faça /MemoServ Help.
Mandaram-me um ficheiro, onde foi ele parar?
Quando lhe enviam um ficheiro por defeito este é guardado no directorio downloads da pasta onde tem o seu cliente, assim caso esteja a usar mIRC faça //run $getdir e esta pasta abrir-se-à automaticamente.
Como vejo os logs?
Quando um log é guardado, por defeito ele fica no directorio logs da pasta onde tem o seu cliente (ex: mIRC), assim caso esteja o usar mIRC faça //run $logdir e esta pasta abrir-se-à automaticamente.
Estou a mandar publicidade a um site em pvt, mas não sou eu, como posso parar isto?
Provavelmente estará infectado com um pequeno worm (vírus), de IRC.

Outras possíveis indicações que estará infectado com um worm são: entradas em canais, sem de lá conseguir sair; a ligação à internet a ir a baixo de 2 em 2 min, possívelmente acompanhado do reiniciar do computador..etc.

Actualmente a PTnet desenvolveu um sistema para tentar para a publicidade e alastração do worms, assim se for killado com um kill semelhante a este "Killed (HUB.PTnet.org (Excessive PUB,Flood or other Abuse))" faça /remote off e vá ao #PThelp e peça ajuda!

Os meus amigos disseram-me que me podem entrar no pc, como me posso proteger?
Provavelmente os seus amigos apenas lhe disseram isto para o impressionar ou para o assustar, pois entrar num computador alheio não é uma tarefa para novatos, no entanto poderá se proteger contra estes "ataques" ao seu pc, bastará para isso que faça o download e instale uma Firewall, esta protegerá o seu pc contra entradas indesejadas podendo o utilizador continuar a usufruir da net como sempre o fez. Se deseja fazer o download de uma firewall simples e eficaz clique aqui.