Definições

Aqui estão algumas definições úteis.

#PTnet
Canal 'dos Opers' da PTnet, ao identificar-se como tal um oper joina o canal automaticamente e' assim um canal sobre a PTnet onde se discute como deve ser e como e' a PTnet. Nenhum user e' permitido la' e' um canal so' para opers.
#PThelp
Canal Oficial de Ajuda da PTnet a IRC/PTnet. Todos os Helpers e Wannabes ajudam so' com um pagamento, o seu 'obrigado', assim tente ser paciente e pergunte so' uma vez, nao use cores, negrito,sublinhado ou MAIUSCULAS.
#Helpers
Canal criado para que haja convivencia entre Helpers e Wannabes evitando as notices massivas no #PThelp.
#hlp
Helpers Organization - Canal dedicado aos antigos/novos helpers/wannabes. Pois bem, os antigos tb lutaram pelo bom funcionamento da mesma rede e estabeleceram laços entre nà³s.. por isso mesmo não os devemos esquecer..e e' pena q mesmo dpois d sairem da team, os vejamos pouco. Como tal, todos os Helpers/Wannabes e Ex-membros estão convidados a aparecer. :)
#GuestsRoom
Canal de recepção a Guest's
#PTnoticias
O #PTnoticias envia (por memoserv) de noticias e/ou novidades para todos os utilizadores. Faça /memoserv list #ptnoticias para ver as noticias existentes.
@
A @ identifica um utilizador como sendo um operador,(vulgo Op), de um canal.
+
O + identifica um utilizador como sendo voice de um canal.
::Poof::
"Leaving, parting channel", ou seja, "A ir-se embora, a sair do canal"
AUP
Política de Utilização Aceitável, (Acceptable Use Policy) - Ver
akill
'Ban' a um nick que o impede de se connectar 'a PTnet por um determinado periodo de tempo o qual so' os IRCop's podem ver. Estes sao aplicados por abusos na rede ('a AUP e Netiquete, pode ve-las em www.PTnet.Org)
away
A designação de away, indica-nos que o user está ausente, por outras palavras, não se econtra disponível no IRC no momento. As razões, podem ser vistas fazendo /whois nick. Para se colocar away, use o comando: /away razão e para voltar: /away ou/back. [Nota]: Para um user estar no modo away, deve permanecer conectado a rede.
access
Permite adicionar/ remover utilizadores de access list do #canal. Modifica a lista de utilizadores priveligiados.
aka
Significado da sigla.. 'also known as'
akick
Permite acrescestar/ remover/ visualizar a lista de bans permanentes de um #canal.
arpanet
Acrónimo de 'Advanced Research Projects Agency Network' - A rede precursora da Internet. Criada nos anos 60 pelo departamento de defesa dos Estados Unidos como um experimento de rede de longo alcance que poderia sobreviver a uma guerra nuclear.
bot
Abreviatura de Robot e mais conhecido por Eggdrop. São programas que simulam um usuário do IRC e que ajudam a controlar canais.
bots
Abreviatura de Robot e mais conhecido por Eggdrop. São programas que simulam um usuário do IRC e que ajudam a controlar canais.
Ban
Bane um utilizador de um canal, impedindo-o de regressar ao canal. Geralmente é utilizado simultaneamente com um kick.
brb
BRB quer dizer be right back = volto já
bitchx
O BitchX e' um cliente de IRC para Sistemas Operativos UNIX e derivados, pode obte-lo em www.PThelp.Org. Para download da source va' a http://www.bitchx.org
bitnet
Rede mundial acessivel pela Internet, mas distinta desta, com características educacionais.
bbs
Bulletin BoardSystem. Computador(1 ou vários) que permitem que os utilizadores se liguem a ele através de uma linha telefónica e onde normalmente se trocam mensagens com outros utilizadores, se procuram ficheiros e programas ou se participa em conferencias(foruns de discussão) divulgadas por várias BBS. Digamos que uma BBS está para a Internet assim como uma aldeia está para o Mundo.
btw
Sigla do inglês - By the Way (Já agora / Por falar nisso, etc.). Usada em textos de correio eletrà³nico, artigos de news, etc.
beggar
Tal como o nome indica um tipo de 'pedinte' na net, mais especificamente no IRC, que constantemente pede Op (@), Voice (+) ou qualquer outro tipo de privilégio aos op's dos canais, tornando-o um aborrecimento constante...normalmente são users 'novatos' na rede. Estas atitudes são reprensíveis e normalmente respondidas com umignore.
Ban
Vem geralmente depois do kick, aqui a pessoa tem todo o tempo para "apanhar o ar" que quiser, visto que passa a não poder entrar de novo do canal.
B4n
"bye for now", ou seja, "adeus, até logo"
Bak
"back at the keyboard", ou seja, "de volta ao teclado"
Bbl
"Be Back Later", ou seja, "Volto mais tarde".
Bbs
"Be Back in a Second" ou "Be Back Soon", ou seja, "Volto já, não demoro nada".
Brb
"Be Right Back", ou seja, "Volto já, não demoro".
c
Ninguém pode usar cores no canal. Quem as tentar utilizar recebe uma mensagem a dizer que o canal não permite cores. ( #canal - Cannot send to channel, you can't use colors in this channel ! )
ctcp
Acrónimo de Client To Client Protocol - Ping/Version/Finger/UserInfo/ClientInfo
CloneServ
Service da PTnet - É um Service da PTnet, que informa os IRCop's da rede de possíveis clones nesta, (Ligações} do mesmo IP). No entanto Proxys não são detectados pois normalmente são usados por empresas/escolas com pc's em rede. Outro modo para clones não serem detectados é I-Line por um IRCadm não sendo detectados nesse server clones do especifico IP
ChanServ
Serviço que permite manter o control de canais, oferecendo um registo de operadores e de diversas opcoes por canal. Para obter informações deste serviço, escreva no status: /ChanServ help
Cya
"see you", ou seja, "adeus"
Cyo
"see you online", ou seja, "vejo-te em rede"
candidatos
Se quiser pertencer à equipa (ser wannabe), veja como aqui
cracker
Alguém que tenta aceder a outros computadores ilegalmente, (através da internet). Geralmente têm más intenções. não confunda com hacker, que é um tipo 'invasor' diferente.
cmodes
+r Chan registado
+t Somente operadores mudam tópico
+n Não permitido mandar msg externas
+m Canal moderado. Apenas @/+ podem falar
+l Limita o chan para um determinado número de utilizadores
+s Canal Secreto
+i Invite only
+d Não é permitido repetir frases
+c Não é possível usar cores
+k keypass
+p = +s
+q Não apresenta mensagem de quit
+R Só entra no canal nick registados
+j O mode +j ao ser usado juntamente com o mode +m, torna o canal moderado com a particularidade de todos os ops receberem as msg escritas pelos users, o que não acontece apenas com o mode +m. Os voices não podem ler as msg, para eles e" como se apenas tivesse o mode +m. O mode +j, simplesmente, não deixa que se mude de nick, ou seja, se um user tiver no canal com esse mode não consegue mudar de nick enquanto não sair do mesmo.
confirmado
O Confirmado ou não Confirmado no info do seu nick refere-se ao novo sistema de registro de nicks na PTnet ainda não operacional, em breve mais informações serão divulgadas
contacto
pthelp@pthelp.org (contacto geral ou dúvidas), webmaster@pthelp.org (contacto geral sobre o Site),anomalias@pthelp.org (comunicação de factos anomalias) ou ajuda@pthelp.org (ajuda normal)
canal
Para obter ajuda no registo do seu canal, escreva /ChanServ HELP REGISTER e siga os passos das notices no status.
Deop
Retira o estatuto de operador de canal a um dado nick. Necessita de registo de nível adequado (normalmente igual ou superior a 5). - /mode #canal -o nick
Diku
"Do I know you?", ou seja, "eu conheço-te?"
Dtrt
"Do the right thing", ou seja, "faz a coisa certa"
Dwb
"Don't write back", ou seja, "não respondas"
dsn
Domain Name Server. Designa o conjunto de regras e/ou programas que constituem um Servidor de Nomes da Internet. Um servidor de nomes faz a tradução de um nome alfanumérico para um número IP. Por exemplo, no DNS português, gerem-se todos os nomes terminados em pt. Qualquer outro nome será também traduzido pelo mesmo DNS, mas a partir de informação proveniente de outro DNS(
dial-up
Dial-IN Designação de um tipo de ligação ou de um acto de ligação à Internet, neste caso pelo estabelecimento de uma chamada(telefà³nica - Dial) para um computador, através de, por exemplo, um modem.
dccxp
Para poder enviar DCC usando o Sistema Operativo Windows XP terá quedesactivar a sua firewall, para isso vá a 'My Computer / Control Panel / Network -> Desactivar Firewall'
dcc
Para corrigir os seus problemas de DCC, vá a Files/Setup/Local Info {[ou}Alt + O] - (Files/Options/Connect/Local Info) e limpe tudo o que estiver em Local Info lá. Seleccione Local Host e Normal, (desligue-se e ligue-se novamente ao IRC)
drop
Apaga o registo do nick/ #canal.
dicionario
Páginas dedicadas a definições sobre pc's, internet, etc - www.webopedia.com -!-www.whatis.com
devoice
Retira o estatuto de voice no canal a um dado nick. Necessita de registo de nível adequado (normalmente entre 3 e 4). -/mode #canal -v nick
d
Ninguém se pode repetir no canal. Se o tentar, recebe uma mensagem a informa-lo disso. ( #canal - Cannot send to channel, you can't repeat messages in this channel ! )
deop
Retira o estatuto de operador de canal a um dado nick. Necessita de registo de nível adequado (normalmente igual ou superior a 5). -/mode #canal -o nick ).
documentos
Ao abrigo da lei portuguesa, é proibida a transmissão e trafico de documentos e ficheiros, sobre qualquer forma, que violem os direitos de autor. A PTnet, já começa a ter problemas com as Associacoes de Direitos de Autor. Como tal somos forçados a tomar uma atitude para demonstrar que não patrocinamos estes comportamentos. Todos os canais fechados passam por uma votacao da administracao da PTnet para decidir se fecham ou nao.
DevNull
Serviço da PTnet - 'unix joke', tudo o que enviarem para este 'user' evaporar-se-à em pleno ar, tendo funções especificas na rede ao contrário do que por vezes é dito.
extrapass
Como o proprio nome indica, e' uma password extra que lhe fornecem quando regista o seu nick. A mesma serve para reaver o nick em caso de perda/ esquecimento da pass. Caso não saiba qual e' a sua extrapass, coloque o seu mail privado no pemail (/nickserv set pemail email-privado Nota: Da primeira vez não necessita de colocar a extrapass no comando) e peça que 1 oper lhe envie a extrapass para o mail q colocou no campo 'pemail'.
eggdrop
São programas que simulam um usuário do IRC e que ajudam a controlar canais. Os Bots mais usados são os eggdrops. Informação em http://www.egghelp.org/ ou http://www.shellp.net/eggdrop.html
eggdrops
São programas que simulam um usuário do IRC e que ajudam a controlar canais. Os Bots mais usados são os eggdrops. Informação em http://www.egghelp.org/ ou http://www.shellp.net/eggdrop.html
extensoes
Extensões que não podem ser enviadas 'directamente' por IRC..só compactando por exemplo com Winzip ou Winrar: PIF|SCR|INI|EXE|COM|BAT|CMD|VBS|JS|HTM|HTML|SHS|WSH|VBE|WSF|HTA
F2f
"Face to face", ou seja, "cara a cara"
Faq
"Frequently-ask question(s)", ou seja, "Perguntas mais frequentes"
Fomcl
"Falling of my chair laughting", ou seja, "A rir-me muito" ou no verdadeiro sentido da palavra, "A cair da cadeira a rir-me"
Ftbomh
"From the bottom of my heart", ou seja, "Do fundo do meu coração"
Fyi
"For your information", ou seja, "Para a sua informação"
freeware
Software distribuido em regime gratuito mas segundo alguns principios gerais como a impossibilidade de alteração de qualquer parte para posterior distribuição, impossibilidade de venda, etc.
firewall
Um sistema criado para prevenir acessos não autorizados a ou de uma rede privada.Podem ser implementadas tanto no hard como no software ou mesmo numa combinação dos dois.Todas as mensagens que provêm ou não da intranet passam pela firewall que as examina e bloqueia aquelas que não cumprem o critério estabelecido.No seu pc pode usar uma firewall para seproteger de nukes e outras situações indesejáveis.
fsend
P'ra acelerar um envio de um ficheiro, faça: /fsend on , e: /dcc packetsize 4096
faq
FAQ ('Frequently-ask question(s)', ou seja, 'Perguntas mais frequentes').
FCCN
Fundação para a Computação Científica Nacional - www.fccn.pt
flood
Conforme o nome indica, flood, significa inundação em português, em termos de IRC, é considerado flood, quando um utilizador inunda de informação, outro utilizador, ou até se flooda a ele próprio. Se o flood for demasiado grande, perde-se a ligação ao servidor de IRC
ftp
File Transfer Protocol - Protocolo Transferencia de Ficheiros
Ggp
"Gotta goo pee", ou seja, "Tenho que ir ao quarto de banho"
GF
"Girlfriend", ou seja, "Namorada"
g
Mode +g - Global Notices (Apenas disponível nos servers com versões antigas. (Ex: 1.5.40G) Para ver se está ligado a uma versão antiga, escreva/quote version ou /raw version e veja a mensagem no status).
ghost
Para matar um nick que ficou 'pendurado' faca /NICKSERV GHOST nick pass_do_nick . Para mais informacoes sobre o nickserv faca/NICKSERV HELP
getnick
Para obter informação detalhada sobre a utilizacao do comando getnick faca /NickServ HELP GETNICK
g-line
Ban da rede inteira, um determinado utilizador ou IP deixa de se poder ligar a essa mesma rede. São adicionados normalmente devido a abusos.
H&K
"Hugh and kiss", ou seja, "Abraço e beijo"
HT
"Hi there", ou seja, "Olá"
hub
Um ponto comum numa rede. São normalmente usados para para connectar segmentos de 'LAN', contendo diversas portas. Quando um 'packet' chega a uma porta, é copiado para as outras portas, assim os diversos segmentos de 'LAN' vêm os diversos 'packets'.
historico
Historia do PThelp: http://www.pthelp.org/historico_main
helpers
Historial do #PThelp em: http://www.pthelp.org/historico_main
host
Um computador que é acedido por um utilizador a 'trabalhar' numa 'localização remota'. Normalmente, o termo é utilizado quando existem dois computadores ligados por modems e linhas telefà³nicas. O computador que contêm a informação (data) é chamado o 'host', enquanto que ocomputador onde está o utilizador está é chamado o terminal remoto.
h
Flag de PTnet helper (Apenas disponível aos Helpers Oficiais da PTnet)
hacker
Pirata informático. Originalmente esta palavra era usada para definir aquela pessoa apaixonada por um tema em concreto e chega a domina-lo completam/. Na actualidade conhecem-se como pessoas que dominam os sistemas de segurança dos computadores e as comunicações entre eles, e usam estes conhecimentos para aceder a informação confidencial, geralmente como puro estimulante intelectual,sem que exista qualquer tipo de lucro ou causa de danos no sistema.
helper
São todos os que têm Op no #PThelp (uma @ atras do nick) com a descrição 'Nick_do_Helper is a PTnet Helper' quando utiliza o comando /whois nick_do_Helper e com registo igual ou superior a nível 5 no #PThelp.
html
HyperText Markup Language - Linguagem de programação que permite criar páginas na World Wide Web, similar a SGML
Help
/quote help - PTnet Help System
HelpServ
HelpServ é um Service informativo da PTnet. Estas informações referem-se a comandos da rede e a sua funcionalidade, tente /HelpServ Help
Iac
"In any case", ou seja, "De qualquer forma"
Iha
"I hate acronyms", ou seja, "Eu detesto acrónimos"
Ily
"I love you", ou seja, "Eu amo-te"
Imo
"In my opinion", ou seja, "Na minha opinião"
Iow
"In other words", ou seja, "Por outras palavras"
iso
International StandardsOrganization. Organização Internacional para a definição de normas.
isp
Internet ServiceProvider, ou provedor de internet. Aquele que oferece ao user a possibilidade de se ligar a um dos seus computadores para por sua vez 'entrar' na net. Ex: Clix, IOL, SAPO.
ircd
Arquivos para montar servidores de IRC, rodando em plataformas Unix.
ip
Protocolo de Rede do Standard de Facto TCP/IP. Vulgarmente designa-se IP ao endereço de um host numa rede IP. Este endereço deve ser unico permitindo determinar univocamente o host. Em IPv4, um endereço IP é constituido por 4 Bytes separados por pontos (em decimal são quatro nàºmeros de 0 a 255).
irchelp
Programa de ajuda para a PTnet, com todos os comandos disponíveis ( programa para windows ). Made by Vitor Bernardo AKA Dead_Fighter (http://irchelp.pt.vu ) - FREEWARE
ident
Para alterar o IDENT escreva no status /identd on nova-ident e volte a conectar-se ao IRC.
irc
Internet Relay Chat
inviters
Mass Inviters sao PROIBIDOS na PTnet, pois sao considerados uma forma de SPAM que cria LAG e prejudica em muito a rede e os seus utilizadores. Os utilizadores deste tipo de invites seram PUNIDOS pela PTnet, assimnunca os use sob qualquer pretesto ou sujeite-se 'as consequencias!. Se quer chamar algue'm para o seu canal use o comando /invite 'nick' #Nome-Do-Canal .
idle
Tempo de inactividade de um cliente em relação ao seu servidor [Nota]: Os Chats como não passam pelo servidor não afectam o idle, so PVT's e Chan's
icq
Acronimo de I Seek You, como o IRC um modo de conversação escrita (e não só) pela net na qual se é identificado por um número a nível mundial - www.icq.com
invite
O INVITE permite convidar alguem a entrar num canal (/INVITE nick #canal) ou, no caso de ser registado no canal para se 'auto-convidar',/CHANSERV INVITE #canal - NOTA: Mass-Invite são considerado flood, tal como os superinvites !! Isto é PROIBIDO pela Ptnet, podendo quem os usar ser punido.
ircop
OS IRCops são Operadores da Rede. IRCop, significa IRC-Operator, e não IR-Cop (policia) como vulgarmente são chamados. Tem como função zelar pelo bom funcionamento da Rede e por fazer cumprir a AUP e a Netiquette.
icp
ICP = Instituto de Comunicacoes de Portugal
ircadm
São Administradores do Servidor pelo qual são Operadores. Os IRC-Adm's são os responsáveis pelos servidores, são também as pessoas que escolhem os IRCops dos seus servers, tendo como função administrar os seus servers e a PTnet
ignore
/ignore (-lrpcntikxud) <on|off|nick|address> Informação: l list, r remover, p pvt's, c canal, n notices, t ctcp's, i invite, k 'control codes', uTEMPO ignore com tempo x excluir, d dcc's
Jk
"Just kidding", ou seja, "Estou a brincar"
j
O mode +j ao ser usado juntamente com o mode +m, torna o canal moderado com a particularidade de todos os ops receberem as msg escritas pelos users, o que não acontece apenas com o mode +m. Os voices não podem ler as msg, para eles é como se apenas tivesse o mode +m. O mode +j, simplesmente, não deixa que se mude de nick, ou seja, se um user tiver no canal com esse mode não consegue mudar de nick enquanto não sair do mesmo.
kermit
Um programa/protocolo de comunicações que permite, entre outros, a transferencia de ficheiros entre duas maquinas.
k-line
E' um ban num servidor, um determinado utilizador ou IP deixa de se poder ligar por esse servidor. Os K-lines sà³ podem ser adicionados ou removidos pelo(s) IRCadm(s) desse servidor. Esses K-lines são adicionados normalmente devido a abusos, ou regras de routing.
keeptopic
Guarda o topico quando o #canal não e' usado.
k
É necessário uma keypass para entrar no canal (/join #canal keypass ).
K-Line
Uma K-Line impossibilita a ligação do user ao server em que tenha a K-line
kick
Um KICK e' concedido pelos operadores do canal, para o utilizador ir apanhar ar durante um tempinho. Serve de aviso à má conduta do utilizador em relacao as regras que regem o canal.
kill
O 'KILL' é um comando apenas disponível para Opers. Comando de punição, que desliga o utilizador da rede
L8r
"Later", ou seja, "Mais tarde"
Ldr
"Long-distance relationship", ou seja, "Amizade/relacionamento de longa distancia"
Lho
"Laughting my head off", ou seja, "A rir-me até perder a cabeça" (expressão inglesa)
Lshmbh
"Laughing so hard my belly hurts", ou seja, traduzido à letra, "A rir-me tanto que me doi a barriga"
Ly
"Love ya", ou seja, "Amo-te"
leased-line
Linha alugada. A maior parte das linhas que ligam as várias maquinas da Internet são linhas alugadas disponiveis permanentemente. Com uma linha alugada, dois computadores encontram-se em conexão permanente. Em Portugal, ainda é um sonho instalar uma, pois é bastante caro.
lynx
Um programa(browser) para ver navegar no WWW. O lynx foi pensado para ser usado em terminais texto, portanto sà³ se pode visualizar a informação textual, ficando a restante(imagens, sons, etc.) disponivel para gravação no disco do seu computador para mais tarde ver/ouvir.
lan
Local AreaNetwork. Rede Local. É uma rede com 2 ou algumas dezenas de computadores que não se estende para além dos limites físicos de um qualquer edificio. Normalmente utilizada nas empresas para interligação local dos seus computadores. Existem várias tecnologias que permitem a realização de uma rede local, sendo as mais importantes, a Ethernet e o Token-Ring.
lusers
Reply enviado por o server que se refere a varias informações relativamente ao numero de conecções que existem no servidor onde se encontra e tb globalmente, tais como numero de operadores online, numero de users e maximo no seu server, etc..
login
Comando que incorpora o Ghost, mudança e identificação do nick num sà³. Faça /NickServ LOGIN 'seu-nick' 'pass-do-seu-nick' . Para informações adicionais /NickServ Help Login -não Divulgar Ainda
l
Limita o canal a um determinado nàºmero de users (/mode #canal +l nàºmero )
lag
E' o tempo que a tua mensagem leva para chegar ao destinatário e ter uma resposta. Pode ser medido em milissegundos. O excesso de mensagens (flood) causa lag excessivo!
list
Para obter uma list dos canais activos na PTnet, faça /LIST . Pode passar parametros ao comando. P.Ex, para ver os canais com mais de 100 utilizadores, faça /LIST >100 . (Nota: o > pode set tb '-max'..) Para outro tipos d assuntos,/LIST *palavra*
lamer
Este é um dos termos usados(infelizmente), serve para definir um utilizador que pensa que domina o IRC, mas afinal não percebe nada, e ainda por cima faz-se passar por um grande entendido na questão, em suma... uma pessoa que não vale a pena perder tempo..
lmao
Laff My Ass Out
links
Para visualizar os servidores ligados à PTnet neste momento, faça /LINKS
linux
O LINUX e' um Sistema Operativo criado por Linus Torvalds. Informacoes em http://www.linux.org ou em http://www.linux.com. Tente fazer ?? help no #Linux .
lemas
Lemas do #PThelp ao longo dos Anos:
98 - ' não damos o peixe, ensinamos a pescar!'
99/00 - ' Considere o #PThelp um privilégio, NÃO um direito!
2001 - 'Respeite para ser respeitado, do lado de lá de cada nick há uma pessoa com sentimentos!'
2002 - 'Lembra-te, ninguém nasce ensinado, se um user tem uma dúvida não te rias ajuda-o!'
2019 - 'não se preocupe, o calhau não vai cair em cima da sua casa...'
MorF
"Male or Female?", ou seja, "Homem ou Mulher?"
Moss
"Member of the same sex", ou seja, "Pessoa do mesmo sexo"
Motos
"Member of the opposite sex", ou seja, "Pessoa do sexo oposto"
maximos
Caracteres
Nick:15
Canal:32
Ident:10
Ircname:90
Por linha:449
Nick/chan pass: 31
+l:65535(ChanMode)
ChanKey:23
Topico:160
Memo:379
Kick:160
Part Msg:65
Quit Msg:153
Nicks
Canal:1005
Notify:15
Watch:128
Silence:64
Acc-List:100
Akick:128
Bans:47
Memos
Nick:20
Canal:60
mask
Nick!Ident@IP
mlist
(Acrónimo de MailingList) Um lista de endereços de e-mail usada para retransmitir ou reenviar mensagens para 'grupos' de pessoas. Assim ao enviar um mail para o e-mail da ml está a enviar para todos os utilizadores dela.
mlock
Bloqueia/desbloqueia modos do #canal.
mirc
O mIRC e' um cliente de IRC para Windows - http://www.mirc.com
memo
Um memo e' uma mensagem deixada por alguem para outra pessoa que não se encontra ligada no momento ou para um canal de modo a que possa ser lido pelos Operadores. Para obter informação detalhada de como usar o comando, escreva no status:/MemoServ HELP
motd
Message Of The Day - A MOTD contém informacao til sobre a rede. Se não a leu quando se ligou, escreva /motd
MemoServ
Serviço que te permite deixar e/ou receber mensagens de outro nick ou para um canal. Para obter informações deste serviço, escreva no status:/MemoServ help
Nickserv
Serviço que permite que o seu nick seja registado/identificado, prevenindo que outros utilizadores o usem e tentem passar por si perante outros. Para obter informações deste serviço, escreva no status: /NickServ help
Newbie
Termo utilizado que define um "novato".. em que este provavelmente não sabe o que faz.
Np
"No problem"
notify
Para acrescentar alguém à sua notify list, faça: /notify nick comentário ; Para retirar, faça: /notify -rnick ; P'ra visualizar a lista faça: /notify -s (no mIRC) , ou carregue simultaneamente em: Alt + B , e vá à opção 'Notify'.
niveis
Por defeito, os níveis mais usados são:
3 - voice automatico quando entra no #canal
5 - op automatico qd entra no #canal, pode kickar e banir
10 - Mesmo que o anterior mas com acesso à akick
15 - Mesmo que os anteriores mas pode-se identificar como founder se souber a pass do #canal.
Niveis negativos, servem para impedir que um utilizador possa ter op no #canal, ou seja, se alguem lhe der op ele é automaticamente deopado.
netmerge
Quer dizer que os servidores que se encontravam desligados, voltaram a estar em contacto.
newbie
Termo utilizado que define um novato.. em que este provavelmente não sabe o que faz.
nick-collision
Ocorre quando há netmerge (Quer dizer que os servidores que se encontravam desligados, voltam a estar em contacto.). A rede depara que há dois nicks iguais em dois diferentes servidores. Mediante esta situação, a rede encarrega-se de desligar o utilizador que utiliza o nick há menos tempo.
nick
Para obter ajuda no registo do seu nick, escreva /HelpServ RegNick e siga os passos das notices no status.
n
não é permitido mandar mensagens externas para o canal. Com este mode activo, não permite aos users que estão fora do canal, de mandarem mensagens para o mesmo. Para isso, necessita de estar dentro do canal.
nickpass
Para mudar a password do seu nick, faça/NickServ SET PASSWORD nova_password .
netsplit
Um Netsplit ocorre quando um ou mais servidores se separam da rede, criando-se uma ou várias redes 'autónomas', normalmente devido a problemas de comunicação. Regra geral, os netsplits duram breves momentos e é restabelecida a normalidade.
np
'np' significa 'no problem'... que em Portugues significa... 'nao há problema' :)
Netiquette
A palavra que define a etiqueta na Internet, ou seja, a boa conduta e o bom comportamento.
op
Dá privilegios de operador no canal a um dado nick. Necessita de registo de nível adequado (por defeito, igual ou superior a 5). Com este previle'gio, o operador pode kikar, banir, alterar modes (desde que não estejam travados na mlock), mandar/ ler memos do canal e dependendo do nível que possui, podera' colocar akick. -/mode #canal +o nick ).
OperServ
O OperServ é um serviço destinado a ser utilizado somente por IRCops
PTnet
Rede Portuguesa de IRC - www.PTnet.org.
PTlink
PTlink é o protocolo de comunicacao entre servidores da PTnet.
Pvt
"Private", ou seja, "Privado", normalmente usado para se referir a uma ou mais mensagens em privado
ppp
Point to PointProtocol. O PPP implementa o protocolo TCP/IP(o(s) protocolo(s) da Internet) numa linha telefonica, para que através da mesma um computador pessoal se possa ligar à Internet e usufruir de todos os servicos e aplicações existentes. É uma norma, posterior ao SLIP e mais completo.
proxy
Procuracão, em português. Um servidor(programa), proxy recebe pedidos de computadores ligados à sua rede e, caso necessário, efectua esses mesmos pedidos(de HTTP, Finger, etc..) ao exterior dessa rede(nomeadamente, a resto da Internet), usando como identificacão o seu prà³prio nàºmero IP e não o numero IP do computador que requisitou o servico. àštil quando não se dispõem de numeros IP registados numa rede interna ou por questões de seguranca.
ping
Acrónimo de Packet Internet Gopher. O Ping serve para verificar o tempo de resposta entre o user e o servidor ao qual se encontra ligado, para isso escreva/ctcp 'nick' ping
private
Oculta o #canal da lista do ChanServ (oculta tudo excepto o founder).
pemail
Private Mail - Serve para acabar com o processo burocrático, que existia antigamente quando se queria resolver problemas com nicks/passwords. Basicamente: a PTnet resolvera' os problemas usando o email indicado por si. mais ajuda em /nickserv help set pemail.
ping-pong
A mensagem'Ping? Pong!' que lhe aparece na janela status é o servidor a verificar se continua ligado (Ping?) e o você (o mIRC) responde automaticamente que sim (Pong!). Quando isto não acontece, a ligação cai por 'Ping timeout'
pvt
PVT e' o termo utilizado para referir uma conversa privada entre 2 utilizadores (iniciada pelo comando /QUERY nick )
pass
Se o user perdeu a sua password do nick, deverá utilizar a Password Extra para o recuperar, se não a tiver mas tiver PEMAIL 'setado' no seu nick deverá ser reencaminhado para um oper que a enviará para o referido mail, o mesmo acontecendo com pass's de canais. Recuperações de canais de 'PTnetRESERVED' é feita por SADM's.
q
Oculta os quits e part msgs. Se um user tiver num canal com esse mode activo e fizer /quit msg, o quit será apenas '+q'.
RT
"Real time", ou seja, "Tempo real"
rfc
Request ForComments. Documentos que definem normas e protocolos para a Internet e onde se fazem as discussões de nivel tecnico para a definição de novos protocolos.
retention
P'ra activar a opção Topic Retention no seu canal , 1º faça: /chanserv identify #canal password ; 2º/chanserv set #canal keeptopic on
router
Pode ser um computador ou um software que 'dirige' a conexão entre duas ou mais redes. O router lê uma mensagem enviada na forma de um packet, 'vê' o endereço de destino dessa mensagem e põe-a na rota certa para chegar ao destinatário.
restricted
Restringe o acesso ao #canal (com esta opção activa, sà³ utilizadores registados na lista de acesso com nivel maior que o indicado em LEVELS NOJOIN podem entrar no #canal. Os restantes serao removidos e sofrem BAN.O chanserv pode entrar e permanecer algum tempo no #canal para impor isto.).
Regras
Se tem dúvidas relativamente à s atitudes que se pode ou não tomar no canal é favor ler as regras do #PTHelp.
Regulamento
O Regulamento da PTnet em vigor pode ser consultado aqui.
RTFM
errrr... RTFM = Read The Fu**ing Manual :-)
registos
Para recuperar passwords de nicks perdidas, caso tenha o pemail correctamente definido no nick que quer recuperar a password, fale com o IRCop. Em caso de ser password de canal leia isto. Pode ainda abrir um ticket.
ROTFL
Roll Over The Floor Laughing - Traduzido à letra é Rolar Pelo Chão à Gargalhada!
Stw
"Search in the web", ou seja, "Procura na web"
sgml
Standard General Markup Language. Uma linguagem de descricao de paginas em hipertexto mais geral que o HTML.
shareware
Software que é distribuido livremente, desde que seja mantido o seu formato original, sem modificações, e seja dado o devido credito ao seu autor. Normalmente, foi feito para ser testado durante um curto periodo de tempo(periodo de teste/avaliação). Quando é feito o registo, é normal receber-se um manual impresso do programa, assim como uma versão melhorada, possibilidade de assistência tecnica e informações acerca de novas versões.
smtp
Acrónimo de Simple Mail TransferProtocol - Um protocolo usado para transferir mensagens de servidores para servidores. No 'final do caminho', quando a mensagem chega ao servidor do seu provedor de acesso à Internet, por exemplo, usa-se o protocolo POP para transferir as mensagens para o computador.
servicos
Os servicos que a PTnet disponibiliza são: NickServ - ChanServ - MemoServ - HelpServ - OperServ - CloneServ -SockServ O seu objectivo é optimizar a rede tornando-a mais eficiente e fácil de usar.
secure
Activa os metodos seguros do ChanServ (Com a opção activa, apenas utilizadores registados e identificados ao NickServ, podem entrar no canal. Com ela o canal fica com o modo +R. O ChanServ pode entrar e permanecer algum tempo no canal para impor isto.. não se assuste :)
services
Os serviços que a PTnet disponibiliza são: NickServ - ChanServ - MemoServ - HelpServ - OperServ - CloneServ -SockServ O seu objectivo é optimizar a rede tornando-a mais eficiente e fácil de usar.
serviços
Os serviços que a PTnet disponibiliza são: NickServ - ChanServ - MemoServ - HelpServ - OperServ - CloneServ -SockServ O seu objectivo é optimizar a rede tornando-a mais eficiente e fácil de usar.
s
Torna o canal secret. Um user ao fazer whois ao seu nick, não vê o canal.
seguro
Para tornar o seu canal seguro contra possiveis takeovers escreva no status: 1º /chanserv identify #canal password 2º /chanserv set #canal MLOCK +nt-iklps . Se ainda desejar, pode colocar secureops no canal fazendo/chanserv set #canal secureops on , evitando assim que seja possivel dar op a um determinado user se este mesmo não se encontrar na access list do canal.
segurança
Alguns sites sobre segurança: www.securityfocus.com ! www.securiteam.com ! http://secureroot.com ! www.rootprompt.org
sadmns
Os Service Administrators (ou SADMS) são: Rob_, g0sh e ReAd - (emails: suporte@ptnet.org e registos@ptnet.org)
SockServ
Service da PTnet - Serviço de identificação de proxys, Socks mal configurados. Este service efectua 4 ligações à sua maquina (Porta:1080). Isto NÃO é um ataque! Mais informações.
spamming
A explicacão para o spamming é um pouco ilógica, não se percebe qual a razão que leva o utilizador a encher o canal com a mesma frase. É uma das atitudes mais despreziveis em IRC. Pena que existam demasiadas pessoas a insistir neste comportamento.
stats
Networks Stats at http://netsplit.de/networks/ - Info sobre as redes especialmente as 30 maiores redes de IRC do mundo.
secureops
Restringue o acesso a operadores do #canal (Com esta opção activa, um utilizador necessita ter registo de nivel superior ou igual a 1 para poder ser operador do #canal).
silence
Ver lista: /silence
Adicionar: /silence +mask
Remover:/silence -mask
ssh
Secure Shell - http://www.ssh.com/
spam
Mail(s) inteis, normalmente publicitários,enviados para mailing lists ou newsgroups.Estes mails além de desperdiçarem o tempo das pessoas também usam muita da largura de banda.Assim a luta contra o SPAM é generalizada havendo mesmo organizações contra ele, um exemplo é a AOL que tem politicas de prevenção que não deixam os seus utilizadores sem bombardeados com estes mails.
Ta
"Thanks again", ou seja, "Obrigado de novo"
Tafn
"That's all for now", ou seja, "E tudo por agora"
Tcoy
"Take care of yourself", ou seja, "Tem cuidado contigo"
thx
"Thanks", ou seja, "Obrigado"
telnet
Protocolo/programa que permite a ligação de um computador a um outro, funcionando o primeiro como se fosse um terminal remoto do segundo. O computador que trabalha é o segundo enquanto que o primeiro apenas visualiza no ecran os resultados e envia os caracteres digitados(comandos) no seu teclado.
takeover
Para recuperar o seu canal apos este ter sofrido um takeover escreva no status: 1º /chanserv identify #canal password 2º /chanserv clear #canal ops 3º /chanserv clear #canal bans 4º /chanserv clear #canal modes 5º/join #canal
tcp/ip
Acrónimo de Transmission Control Protocol / InternetProtocol - É o protocolo padrão de comunicações da Internet. Para se conectar à Internet, precisa de um programa TCP/IP para seu computador, como o Winsock (usado no com o Windows), por exemplo.
topiclock
Trava o topico. Operadores do canal não o conseguem alterar. Apenas founder ou em caso de o user ter nivel 15 + password podendo assim identificar-se como founder e utilizar o comando/chanserv set #canal topic topico-desejado ou então desactivar o topiclock (/chanserv set #canal topiclock off)
trojan
Programa maligno q permite o acesso à sua máquina por utilizadores não autorizados e sem o seu conhecimento, ou seja, age como um vírus, mas em vez d danificar arquivos do sistema e modificá-los, simplesmente instala 1 ambiente de serviço, tornando a máquina remotamente acessível por utilizadores à± autorizados e sem o seu conhecimento. Normalmente é distribuido disfarçado d outro programa. Nunca instale ficheiros *.exe desconhecidos.
tcl
Acrónimo de Tool CommandLanguage - Também chamado de tickle, é uma poderosa linguage de programação desenvolvida por John Ousterhout. Uma das maiores vantagens do TCL é que pode ser facilmente 'acrescido' ao adicionar-se as 'TCL libraries' que o user desejar. É utilizado para aplicações de 'prototyping\" e desenvolvimento de CGI scripts, embora não seja, ainda, tão popular como 'Perl'.
Uw
"You're welcome", ou seja, "E´ Bem-vindo"
upload
Fazer o upload de um ficheiro. Acto de transferir o ficheiro do seu computador para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.
uart
Universal Asynchronous ReceiverTransmiter. Circuito integrado responsável pelas comunicações através de uma porta série, num computador.
unban
Remove bans a si no #canal. Necessita de registo de nivel adequado (normalmente igual ou superior a 5).
umodes
+r - Nick registado, +i - Nick 'invisivel'. Um user ao fazer /names #canal não vê o seu nick nessa lista, +w - Permite ver WallOps. (Apenas podem ser usadas pelos IRCOps e que serve para se comunicarem mais rapidamente. Podem ser vistas no status.), +h - Flag de PTnet helper (Apenas disponível aos Helpers Oficiais da PTnet), +g - Global Notices (Para mais informações?? g)
url
Associa um endereço URL ao nick/ #canal. [Nota]: Em caso de nick, visivel com /NickServ info nick e em caso de #canal, visivel com/ChanServ info #canal a não ser que o #canal esteja com a opção Private On.
vt100
Um tipo de emulacao de terminal muito frequente na Internet.
version
Version permite saber a versão do software que o user em questão utiliza na sua ligação ao IRC, para isso escreva /ctcp nick version
voice
É o estatuto logo a seguir a op. O nick que estiver com voice (marcado com +) podera' teclar no canal caso este esteja moderado (+m). -/mode #canal +v nick ).
wallops
Apenas podem ser usadas pelos IRCops e que serve para se comunicarem mais rapidamente. Podem ser vistas no status.
wircd
Arquivos para usuários de Windows, com services e muito mais.
watch
Watch e' semelhante a notify. As suas funcoes sao as mesmas, mas esta suporta ate' 128 nicks enquanto que a notify apenas suporta 15. Comandos a usar: Listagem: /watch Adicionar: /watch +nick Remover:/watch -nick
wannabe
Candidato a Helper (Wanna be a Helper). Este sera' avaliado pela Team de Formacao do PThelp e se apropriado, sera' um futuro Helper. Este tem voice (o sinal + atras do nick) e com registo no canal igual a ni'vel 3. Se algum Helper lhe der voice no canal para poder ajudar, nao pense que ja' e' wannabe.
www
Sigla de World-Wide-Web.
wais
Wide Area Information Service